top of page

Gira, gira pião

O pião é um brinquedo milenar, que atravessa eras e gerações, nunca perdendo o seu encanto com as crianças e os adultos! Esse brinquedo foi inventado pelos antigos babilônios há cerca de 4 mil anos antes de Cristo. Segundo o repositório da UFSC, ele foi trazido ao Brasil pelo portugueses, na época da colonização, e é conhecido por outros nomes, como pinhão, carrapeta, piorra ou mamona.


Originalmente é feito de madeira, com uma corda que, quando puxada, faz o pião girar.

Outra forma muito conhecida e utilizada atualmente, é o pião de plástico, comum nas festas infantis, que necessita da utilização do polegar e do indicador friccionando o pião, em movimento contrário, para que este gire.

Esse brinquedo sempre me fascinou e encontrei algumas formas de utilizá-lo nos atendimentos de Musicoterapia e aulas de Educação Musical, que vou compartilhar aqui com você:


  • Em dupla, uma pessoa gira o pião e canta uma canção enquanto ele segue girando, mas, quando ele parar, você precisa fazer silêncio! A sua dupla deve fazer o pião girar novamente e seguir a música do mesmo ponto em que ela parou. Essa brincadeira envolve motricidade fina (girar o pião), atenção (no movimento do brinquedo e na letra da canção) e atenção compartilhada e troca de turnos (cada um tem sua vez).


  • Cante a música "Gira, gira pião" (de minha autoria, que você encontra logo a baixo nessa página) enquanto, em dupla ou grupo, faz uma roda. Essa atividade vai estimular o movimento vestibular do corpo. Se você estiver trabalhando com crianças que tem dificuldade em fazer uma roda, pode utilizar um bambolê (com grupos pequenos) ou uma corda com as pontas amarradas, assim você dá um modelo visual que facilita a organização corporal da criança no espaço.



Baixe a partitura da música:

Gira, gira pião - Daniele Pendeza (partitura)
.pdf
Fazer download de PDF • 178KB

279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page