top of page

Implante coclear

É um dispositivo que recebe e codifica o som em sinal elétrico, que pode ser entendido pelo cérebro como sinal sonoro, distinto dos aparelhos de audição que ampliam os sons. Esta tecnologia está disponível desde 1960, sendo que a partir de então, pessoas com um nível profundo de surdez puderam experimentar a sensação  dos sons por meio de estimulação elétrica direcionada aos neurônios cocleares ainda ativos.

Referência: RODRIGUES, Igor Ortega. As cores do som: o potencial musical do surdo. São Paulo: Memnom, 2017. 120p.

Inclusão

"É um conjunto de ações que combate a desigualdade de oportunidades originados por diferenças sociais. Inclusão é possibilitar, de modo efetivo, oportunidades iguais de acesso a bens e serviços sociais. [...] Inclusão é termos pessoas diferentes em um mesmo espaço e não um espaço para pessoas diferentes."

Referência: DI MARCO, Victor. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2020. 82 p.

Infarto

Também chamado de infarto agudo do miocárdio, o infarto é um ataque cardíaco em que o coração tem seu fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma (por uma placa de gordura ou um coágulo, por exemplo), fazendo com que ele não funcione por um determinado período de tempo, o que pode ocasionar em morte de parte do tecido do coração ou um dano irreversível a ele.

Referência: https://www.rededorsaoluiz.com.br/

Intensidade

É a amplitude das vibrações da onda sonora, também pode ser chamada de volume ou nível de pressão sonora, e nos permite caracterizar se um som é forte ou fraco.

Referência: MED, B. Teoria da Música. Brasília, DF: Musimed, 1996.

bottom of page