top of page

Ventilação mecânica

A ventilação mecânica ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, podendo ser invasiva (prótese introduzida na via aérea) ou não invasiva (máscara como interface entre o paciente e o ventilador artificial). Tem por objetivos, além da manutenção das trocas gasosas, ou seja, correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia: aliviar o trabalho da musculatura respiratória que, em situações agudas de alta demanda metabólica, está elevado; reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e permitir a aplicação de terapêuticas específicas. Constitui um dos pilares terapêuticos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o início do seu uso em 1952, por ocasião da epidemia de Poliomielite em Copenhagem (Dinamarca).

Referências

CARVALHO, Carlos Roberto Ribeiro de; TOUFEN JUNIOR, Carlos; FRANCA, Suelene Aires. Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. J. bras. pneumol., São Paulo, v. 33, supl. 2, p. 54-70, July  2007.

DAMASCENO, Moyzes Pinto Coelho Duarte et al . Ventilação mecânica no Brasil: aspectos epidemiológicos. Rev. bras. ter. intensiva,  São Paulo ,  v. 18, n. 3, p. 219-228, Sept. 2006.

Voz

É a produção de sons vocais realizados por seres humanos a partir da vibração das cordas vocais ocasionada pela passagem de ar. Sua frequência varia entre 50 e 3400Hz. A produção da voz, tanto falada quanto cantada, dá-se a partir da especialização de estruturas dos aparelhos digestório e respiratório, gerando assim o aparelho fonador. Nossa voz transmite a cultura, nossa expressão de sentimentos e emoções. Além disso, a voz se faz presente nos processos de socialização humana, como um dos componentes da linguagem oral e da relação interpessoal, produzindo impactos na qualidade de vida dos sujeitos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

GONZÁLES, S. Fernandes et al. La Historia de la Voz. REV MED UNIV NAVARRA/VOL 50, Nº 3, 2006, 9-13

GRILLO, Maria Helena Marotti Martelletti; PENTEADO, Regina Zanella. The impact of voice on the quality of life of elementary school teachers. Pró-Fono R. Atual. Cient., Barueri, v. 17, n. 3, p. 311-320, Dec. 2005.

aparelho-fonador-3-728.jpg
bottom of page