top of page

TDAH - Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade

"é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD."

"Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos."

Seus sintomas envolvem:

"1) Desatenção

2) Hiperatividade-impulsividade
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São frequentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande frequência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão."

Referência: Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) https://tdah.org.br/

Terapia

"Tradicionalmente definida nos termos de sua raiz grega therapeia, que significa assistir, servir, ajudar ou tratar."

"Requer a intervenção de um terapeuta. Uma intervenção é uma tentativa intencional de suavizar uma dada condição para efetuar um tipo de transformação. Em terapia, intervenções precisam obedecer a três critérios: o cliente deve necessitar de ajuda externa para alcançar determinado objetivo relativo à saúde; deve haver uma intervenção intencional, independentemente do resultado; e a intervenção deve ser realizada por um terapeuta dentro do contexto de uma relação terapeuta-cliente."

Referência: BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. Tradução de Marcus Leopoldino. Dallas, EUA: Barcelona Publishers, 2016.

Tônus muscular

Consiste em um reflexo postural que a partir da ação integrativa de processos excitatórios e inibitórios gerados por informações sensoriais modula uma resposta adaptativa com o propósito de manter a postura do organismo contra a gravidade.

Referência: CASTILLO, Andrea Amaral. Tônus muscular: uma contribuição para os estudos em imagem corporal. Campinas, SP: [s.n], 2011.

Tumor

Nome dado ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna.

Referência: INCA - Instituto Nacional do Câncer < https://www.inca.gov.br/>.

bottom of page