top of page

 

Saúde

É o estado do organismo com funções fisiológicas regulares e com características estruturais normais e estáveis, levando-se em consideração a forma de vida e a fase do ciclo vital de cada ser ou indivíduo. Envolve equilíbrio físico, social, mental, econômico e segurança.

Assim, a saúde é uma condição holística, pois não é definida ou determinada apenas pelo estado do corpo, mas pela condição geral de todas as nossas partes e necessidades, e não apenas a ausência de enfermidade. A saúde engloba e depende de todo o sistema ecológico, desde o copro, a mente e o espírito e suas interações dentro do indivíduo, até os contextos ampliados e suas relações com a sociedade, cultura e o meio ambiente, onde o indivíduo é capaz de vir a alcançar seu potencial completo de plenitude.

Referências

BRUSCIA, K. Definindo Musicoterapia. Tradução de Marcus Leopoldino. Dallas, EUA: Barcelona Publishers, 2016.

Dicionário Michaelis Online

Setting Musicoterapêutico

Refere-se ao espaço na qual a relação entre paciente e terapeuta acontece, e envolve, no caso da Musicoterapia, a configuração de instrumentos musicais e sua disposição na sala onde ocorrerá a terapia, corpo-voz, silêncio, bem como a presença de outros materiais, como brinquedos, cadeiras, mesas, etc.

Referência: SANTOS, C. F. Setting Musicoterapêutico: encontros visuais e sonoros. Revista Brasileira de Musicoterapia Ano XIV n° 13 / 2012, p. 15 - 26.

Sinestesia

É um fenômeno multissensorial e funciona assim: a estimulação de um sentido ativa outros sentidos. Por exemplo, as pessoas que são acometidas por essa condição, ao serem expostas a um som, também criam em suas mentes uma imagem (sistema auditivo e visual integrados). As pessoas que apresentam sinestesia não necessariamente farão essa relação (som-imagem), mas podem apresentar diversas conexões multissensoriais (gosto-imagem, som-cheiro, imagem-cheiro, etc.), sendo que existem mais de 70 tipos de sinestesia relatados na literatura. Isso cria uma nova forma de ver, ouvir e interpretar o mundo. Mas, infelizmente não traz só alegrias. As pessoas sinestetas podem sofrer sobrecarga sensorial com mais facilidade, bem como ter mais dificuldade em prestar atenção em apenas um estímulo.

bottom of page